CURSO 100% ONLINE

Quero fazer a Formação em TCC

OBJETIVO:

Esta Formação tem como objetivo instrumentalizar os psicólogos a entender profundamente a teoria e as técnicas da TCC, compreender os fundamentos por trás de cada estratégia terapêutica aplicada, para que o profissional consiga trabalhar com flexibilidade e de forma personalizada para cada caso.

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DIVERSOS NICHOS DE ATUAÇÃO

Esta versatilidade também se refere à sua aplicabilidade em diversos nichos de atuação como o Treinamento de Pais, Transtornos Alimentares, Transtorno de Ansiedade, Transtornos de Humor, TDAH, Transtorno de Pânico, entre outros.

FOCO NA PRÁTICA

A TCC pode ser aplicada na clínica geral em psicologia, sendo eficaz para tratar os problemas e sintomas mais recorrentes nos consultórios como ansiedade, tristeza, depressão, angústia, insegurança, fobias, pânico, autoconhecimento, autoestima, relacionamento interpessoal e autonomia, dentre outros.

DEMANDA CRESCENTE

Por ser uma área fortemente embasada na ciência, ela é bastante recomendada por médicos. Além disso, existem muitas pessoas leigas com o conhecimento da abordagem e sua eficácia, de forma que é muito comum as pessoas procurarem especificamente por um psicólogo com esta formação.

OPORTUNIDADE

Esta formação pode abrir portas para uma carreira gratificante com efetividade de resultados e remuneração compatível com o trabalho realizado.

A MUST University - Boca Raton - Flórida (USA), parceira do Ciclo CEAP nesta formação, é uma Universidade Americana, situada em Boca Raton na Flórida, que oferece educação em 16 diferentes áreas de estudo. Com 8 programas de mestrado em português e mais de 6.000 alunos em 14 países, a MUST destaca-se pela excelência em seus programas educacionais.

Por que fazer no Ciclo CEAP?

CONTEÚDO APLICÁVEL EM CURTO ESPAÇO DE TEMPO

O aprendizado voltado para a prática possibilita a sua aplicação no consultório em pouco tempo.

INSTRUTORES COM GRANDE EXPERIÊNCIA E DIDÁTICA

Equipe comprometida a compartilhar suas experiências clínicas juntamente com sua bagagem teórica e de vida.

ENCONTROS ONLINE DE SUPERVISÃO DE CASO

Teremos encontros online síncronos a cada dois meses para discussão de casos selecionados e debates clínicos. Estes encontros também ficarão gravados. 

SUPORTE CONTÍNUO 

Durante toda a formação a coordenadora e os professores respondem às perguntas dos alunos, gerando muitas trocas de experiências. 

CAPACITAÇÃO PLENA 

Capacitar plenamente o participante para atuar no modelo cognitivo comportamental em diversos contextos e em todas as faixas etárias

MELHOR CUSTO-BENEFÍCIO

valor justo e acessível, que pode ser parcelado em até 18 vezes

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Unidades de Estudo

Primeira Parte: TCC aplicada a Adultos, Crianças e Adolescentes. 

1. TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL (TCC)

COM ADULTOS

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1.1 Fundamentos da Terapia Cognitivo-comportamental com adultos

  • Princípios teóricos da TCC;
  • Psicoeducação
  • Reestruturação Cognitiva
  • Relação terapêutica
  • Emoções
  • Principais técnicas
  • Entrevista inicial e sessão de avaliação
  • Pensamentos
  • Conceitualização cognitiva
  • Estrutura das sessões
  • Crenças


1.2 Aplicação da TCC para pacientes depressivos


1.3 Aplicação da TCC para pacientes ansiosos.



2. TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL (TCC) PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

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2.1 Fundamentos da Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) para crianças e adolescentes


  • Primeiras sessões e estrutura de sessão
  • Encerramento da Terapia
  • Particularidades da TCC com crianças
  • Particularidades da TCC com adolescentes
  • Recursos lúdicos
  • Entrevistas clínicas
  • Orientação de Pais


2.2 Aplicação da TCC para crianças e adolescentes ansiosos


2.3 Aplicação da TCC para crianças e adolescentes depressivos


2.3 Aplicação da TCC para crianças e adolescentes com TDAH


3. TÉCNICAS DE TREINAMENTO DE PAIS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

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  • Protocolo de TP para adolescentes com dificuldades de comportamento e regulação emocional
  • Protocolo de TP baseado na TCC.
  • Avaliação clínica inicial
  • Técnicas de Treinamento de Pais para trabalhar questões atuais como o uso de eletrônicos e o uso da internet, consumismo, sono, dificuldades acadêmicas, regulação emocional, formas de comunicação efetivas, comportamentos agressivos e enfrentamentos.
  • Psicoeducação (TDAH e TOD)
  • Técnicas de Treinamento de Pais para trabalhar queixas internalizantes, como baixa autoestima, preocupações excessivas, tristeza.
  • Protocolo de Treinamento de Pais: para crianças com problemas de comportamento, TDAH e TOD
  • Estudos científicos com o Treinamento de Pais

3. TÉCNICAS DE TREINAMENTO DE PAIS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

 Facilitador: Bárbara Romaneli Conde - CRP 04/35227

O Treinamento de Pais é uma forma de psicoterapia na qual os pais comparecem às sessões semanais, individuais ou em grupo. A cada sessão eles recebem orientações de como lidar com as dificuldades de seus filhos e como ensinar habilidades que estão precisando ser desenvolvidas para que as crianças desenvolvam a habilidade de regulação comportamental e regulação emocional, podendo assim atuarem como co-terapeutas no tratamento.


Ao longo deste módulo você terá acesso a protocolos de Treinamento de Pais para o tratamento de crianças e adolescentes e irá aprender como estruturar as sessões utilizando as variadas técnicas de treinamento de pais disponíveis na literatura


  • Introdução ao treinamento de Pais
  • Protocolo de TP para adolescentes com dificuldades de comportamento e regulação emocional
  • Introdução teórica
  • Protocolo de TP baseado na TCC.
  • Avaliação clínica inicial
  • Técnicas de Treinamento de Pais para trabalhar questões atuais como o uso de eletrônicos e o uso da internet, consumismo, sono, dificuldades acadêmicas, regulação emocional, formas de comunicação efetivas, comportamentos agressivos e enfrentamentos.
  • Psicoeducação (TDAH e TOD)
  • Técnicas de Treinamento de Pais para trabalhar queixas internalizantes, como baixa auto-estima, preocupações excessivas, tristeza.
  • Protocolo de Treinamento de Pais: para crianças com problemas de comportamento, TDAH e TOD
  • Estudos científicos com o Treinamento de Pais





Terceira parte: Aplicabilidade da TCC às principais demandas. 

4. PSICOTERAPIA DE GRUPOS


Facilitador: Magna Rosane Cruz - CRP 04/18405


Conteúdo: O que é terapia em grupo; A TCC Grupos (TCCG); Princípios terapêuticos de Yalom; Benefícios da terapia de grupo; Efetividade da terapia em grupo; Tipos de terapia em grupo; Tipos de grupos; Passo-a-passo da implementação dos grupos; O terapeuta na TCCG; Co-terapeutas; Membros-problemas dos grupos


5. TERAPIA DO ESQUEMA: DA TEORIA À PRÁTICA


Facilitador: Giselle Sena


Conteúdo: Introdução, Fundamentos Básicos (Desenvolvimento da personalidade, Temperamento e a teoria dos 5 fatores, Teoria do Apego e seus sistemas); O Modelo Teórico (Esquemas, EID’S, Necessidades emocionais básicas, Domínios Esquemáticos, Estilos de Enfrentamento, O trabalho com Modos Esquemático); Estresse Precoce e Neurobiologia dos EID’S; A Relação Terapêutica; A Fase de Avaliação: Identificação dos EID’S e Conceitualização de Casos (Entrevista Inicial, Psicoeducação, Estratégias Cognitivas, Vivenciais e Comportamentais); A Fase de Intervenção e Mudança (Estratégias Cognitivas, Vivenciais e Comportamentais); Casos clínicos; Os Avanços na TE.


6. TERAPIA DE ACEITAÇÃO E COMPROMISSO (ACT) E TERAPIA FUNCIONAL ANALÍTICA (FAP)


Facilitador: Érica Faria


Conteúdo: Introdução às Terapias Cognitivo Comportamentais; Filosofia das Terapias de Terceira Onda; O Papel da Linguagem no Sofrimento Humano; Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT); Modelo de Inflexibilidade Psicológica na ACT; Análise Funcional do Sofrimento Humano na ACT; Prática da Terapia de Aceitação e Compromisso; Criatividade na Terapia: Ferramentas e Metáforas; Terapia Funcional Analítica (FAP); Prática Clínica Integrada da ACT/FAP; Repertórios Comportamentais na FAP.4. PSICOTERAPIA DE GRUPOS

Quarta parte: Aulas ao vivo e Atividade mediada

7. SUPERVISÕES SÍNCRONAS (AO VIVO)


Facilitador: Bárbara Romaneli Conde - CRP 04/35227


Durante a Formação serão realizadas 9 Supervisões ao Vivo.

Para concluir a Formação é fundamental de que o aluno assista a pelo menos 6 supervisões e que participe enviando um caso em pelo menos 1 supervisão. A data de cada aluno será sorteadas no início da Formação.


Aula 1: 28/08/2025 (5a feira) - de 19h às 21h

Aula 2: 30/10/2025 (5a feira) - de 19h às 21h

Aula 3: 11/12/2025 (5a feira) - de 19h às 21h

Aula 4: 26/02/2026 (5a feira) - de 19h às 21h

Aula 5: 23/04/2026 (5a feira) - de 19h às 21h

Aula 6: 25/06/2026 (5a feira) - de 19h às 21h

Aula 7: 27/08/2026 (5a feira) - de 19h às 21h

Aula 8: 29/10/2026 (5a feira) - de 19h às 21h

Aula 9: 10/12/2026 (5a feira) - de 19h às 21h


8. TRABALHO DE CONCLUSÃO


Facilitador: Bárbara Romaneli Conde - CRP 04/35227

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INÍCIO em 17/07/2025

PÚBLICO ALVO: PSCÓLOGOS E PSIQUIATRAS

Investimento

DE: R$ 7.797,00


POR: 5.997,00 até o dia 25/06/25

18x de R$ 333,17

(sem juros)

*Parcelamento em 18x apenas para cartões Visa, Master e Elo emitidos por operadoras do Brasil. Para outras bandeiras ou operadoras de outros países o parcelamento poderá ser feito em até 12x.

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Instrutores

Bárbara Romaneli Conde

COORDENADORA GERAL DA FORMAÇÂO

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Neurociências-UFMG. Formada em Psicologia pela UFMG. Experiência em Treinamento de Pais e Psicoterapia Cognitivo Comportamental (TCC). Preceptora em Treinamento de Pais na residência médica de Psiquiatria Infantil. Certificada em Disciplina Positiva pela Positive Discipline Association-PDA

Magna Rosane Cruz

Psicóloga clínica pela PUC-Minas, CRP 04/18405, terapeuta cognitivo-comportamental e consteladora familiar. Mestre em Cognição e Neurociências pela Universidade de Brasília (UnB), Doutora em Psicologia das Diferenças Individuais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Giselle Sena

Psicóloga clínica graduada pela PUC-MG, com formação em Terapia do Esquema e Terapia Cognitivo Comportamental. Pós-graduada em Psicologia Hospitalar e Psicopedagogia. Experiência em docência, psicoterapia de crianças, adultos e casais e grupos.

Érica Faria

Psicoterapeuta Comportamental Contextual, com formação em ACT, FAP e RFT no Brasil e Exterior (com os criadores da abordagem). Pós graduada em Neurosciência e Comportamento pela PUC-RS.


Atua como Treinadora em ACT/RFT e como Professora da Pós Graduação na PUC-MG, na Formação em ACT do HC-USP e outras universidades. Diretora da Contextualmente em BH, onde promove cursos, formações e grupos de estudo para disseminação da ACT e Terapias Comportamentais Contextuais.


UM POUCO SOBRE A TCC

A TCC é uma abordagem da psicologia que é estruturada em protocolos cientificamente estudados, e parte do pressuposto de que não são as situações em si que desencadeiam as emoções e comportamentos nas pessoas, mas as interpretações que elas fazem destes eventos.


Estas interpretações podem ser percebidas através dos pensamentos do paciente, sendo que estes têm origem nas crenças que se formaram ao longo da vida, e através das suas experiências. A TCC é uma abordagem conhecida por ter variadas técnicas e recursos para acessar os pensamentos, emoções e crenças dos pacientes. Porém apenas o conhecimento das principais técnicas não garante a eficácia do tratamento, é preciso compreender profundamente as bases teóricas da TCC e os fundamentos por trás de cada estratégia terapêutica aplicada, para que o psicólogo consiga trabalhar com flexibilidade, e de forma personalizada para cada caso.


Muitos psicólogos conhecem a TCC no seu trabalho com o pensamento automático dos pacientes, mas a principal ação dessa abordagem envolve a reestruturação cognitiva, ou seja, a identificação, a modificação e a flexibilização das crenças e processos cognitivos. Como as emoções, os comportamentos e a fisiologia de uma pessoa são influenciados pelas percepções que ela tem dos eventos, somente com esta reestruturação cognitiva é possível intervir nesta cadeia

CRENÇAS – PENSAMENTOS – EMOÇÕES – COMPORTAMENTOS.

A disfuncionalidade desta cadeia é a principal causa das inadequações comportamentais e dos sofrimentos emocionais que chegam aos consultórios.


Para saber usar as técnicas cognitivo-comportamentais com excelência, é necessário compreender profundamente a teoria que embasa o modelo da TCC e saber como aplicá-la.


Nesta formação, o aluno terá contato com a teoria aplicada à prática, o que é fator essencial para que ele se sinta preparado para colocar em ação todo aprendizado adquirido.




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Quero receber um contato para mais informações sobre a Formação em TCC:

Ciclo CEAP - Centro de Estudos Avançados de Psicologia

Há 33 anos capacitando psicólogos de todo o Brasil!